segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A Graça de Deus é Irresistível?

Os teólogos sinergistas ensinam, categoricamente, em suas igrejas que o pecador pode resisitir a graça de Deus a ele oferecida, além de afirmarem que o pecador também pode cooperar com Deus em sua conversão, mediante o uso correto dos poderes que lhe foram conferidos, ao contrário do claro ensinamento das Escrituras Sagradas! (1 Tm 2.4; Fp 2.13)

Já os calvinistas negam a universalidade da graça, declarando que os eleitos são regenerados pela graça irresistivelmente, ao passo que os réprobos só recebem a graça comum.

A igreja luterana confessional repudia os dois pontos supracitados acima! Mas, afirmamos que embora a conversão do ser humano seja obra da onipotência de Deus (Ef 1.19) A divina graça salvadora porém não é irresistível, conforme ensinam os calvinistas, mas resistivel, segundo afirmam as sagradas escrituras (Mt 23.37), ou seja, apesar de a graça de Deus seja irresistível sempre que opera imediatamente, segundo seu poder soberano, contudo pode-se resistir sempre que exerça o seu poder ilimitado, mediatamente através dos meios de graça. (Mt 11.28)!

Alguns sinergistas podem deturpar o ensino luterano para fazer parecer que ensinamos sinergismo, mas tornamos a afirmar o sola gratia! A salvação é apenas pela graça! Não há méritos humanos em receber a graça. Para sermos salvos é necessário que o Senhor libere sua graça. Ou seja, graça é doação, e não recebimento!

Contra os Calvinistas a igreja luterana confessional ensina a gratia universal, a graça é sempre por Cristo através dos meios da graça! A graça não vem diretamente de Deus aos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...